segunda-feira, 21 de maio de 2012

Será que o Google está nos tornando (espiritualmente) cegos?

Eu fiquei míope durante o Ensino Médio, na época que eu comecei a usar o computador por horas durante o dia no trabalho. Eu não sei se há uma conexão entre os dois fatos. Depois de uma rápida busca no Google (irônico!) eu percebi que a evidência era inconclusiva.
Mas uma coisa eu sei com certeza: nossos hábitos online podem nos deixar espiritualmente míopes. Pior do que isso, eles podem nos tornar tão míopes que ficamos espiritualmente cegos. É o que diz 2 Pedro 1:5-9:
"Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor. Porque, se essas qualidades existirem e estiverem crescendo em suas vidas, elas impedirão que vocês, no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, sejam inoperantes e improdutivos. Todavia, se alguém não as tem, está cego, só vê o que está perto, esquecendo-se da purificação dos seus antigos pecados." (ênfase da autora)
A internet promete abrir nossos olhos para novos mundos. Espera-se que ela nos torne mais conectados, mais eficientes, mais qualificados. E ela pode fazer isso! Mas estes versículos nos mostram que o oposto também pode acontecer. Há um perigo real de que em vez de aprender mais, conheçamos menos. Em vez de amar mais, amemos menos. Em vez de lembrar mais, lembremos menos.
Enquanto fitamos os olhos em nossas telas de computador, podemos estar nos tornando espiritualmente cegos.
Então vamos sacar nossa régua bíblica e medir: Meus hábitos online me tornam mais ou menos operantes no meu conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo?
Os artigos e sites que eu leio online me tornam mais virtuoso(a), mais piedoso(a)?
O tempo que eu gasto no facebook resulta em mais amor fraternal e amor por outros?
Minhas atividades no Pinterest me tornam mais auto-controlado(a)?
Meus tweets me ajudam a crescer em fé inabalável e perseverança?
Meus hábitos online contribuem para um maior conhecimento da Palavra de Deus?

Se a resposta for "não" para qualquer destas questões, então nosso uso da Internet pode estar nos tornando inoperantes e improdutivos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ela pode estar nos fazendo esquecer que fomos limpos dos nossos pecados passados. E a cada clique e exibição de tela, podemos estar nos tornando cegos para o o evangelho.

Por Nicole Whitacre, em GirlTalk Blog


Um comentário:

BioLinum disse...

Ola Léslie,estamos divulgando no seu perfil ( vinculado http://www.noseodavi.com)nosso site de fraldas ecológicas.
Abrimos faz pouco tempo uma pequena atividade com objetivo de produzir fraldas de pano de forma sustentável (utilizando somente tecidos nacionais ) e com um ótimo custo Benefício.
Se estiver interessada no argumento pode visitar o nosso site informativo: www.biolinum.com
Temos também uma loja virtual: www.biolinum.com.br
Espero que goste!