domingo, 11 de março de 2012

DLDB - Desafio #5 - O que AEIOU tem a ver com isso?

Queridos leitores,

Podemos nos aproximar da Palavra de Deus de muitas formas, e algumas dessas técnicas nos ajudam a obter uma nova visão do propósito de Deus em nos dar as Escrituras. O método AEIOU de leitura e estudo da Bíblia é um modo divertido de nos aproximar da Palavra.
(Como o acróstico original é em inglês, em português as vogais ficaram invertidas).


I - Indagar, interrogar. Faça perguntas ao texto. (Nós já mencionamos alguns exemplos de perguntas num desafio anterior, aqui - Aquelas perguntas "quem, o que, quando, onde, por que e como" que você pode tentar responder para maior clareza e compreensão.)
E - Enfatize frases e palavras-chave. Observe quais palavras se destacam ou se repetem no texto.
A - Anote com suas próprias palavras. Tente escrever um breve resumo do texto. Parafraseie. (Isso vai ajudá-lo(a) a ficar acordado(a) quando estiver com sono!)
O - Outros textos bíblicos relacionados. Observe se há referências cruzadas (aquelas nos rodapés ou na coluna do meio) ou tente pensar em outras passagens da Bíblia que se referem a algo que você está lendo. Confira uma concordância bíblica ou outros livros de referência para informações adicionais.
Sugestão: você pode usar Bíblias online como concordâncias, duas que eu gosto: Bíblia Online e Bíblia Almeida (SBB).
U - Use o que você leu - aplique a sua própria vida. A última letra é o ponto chave. Você não quer apenas ler a Bíblia e terminar desmotivado ou sem mudanças. Encontre algo para colocar em prática, para memorizar, ou compartilhar com outros.
Em outras palavras, responda ao que você leu. Não é suficiente apenas saber a verdade, precisamos obedecê-la (Tiago 1:22).


Deus já motivou você a responder a algo que leu? Como? Há aluma nova área de obediência? Seria muito legal você compartilhar com outros. Temos o grupo do facebook para isso. Poste lá! =)


Estaremos por perto enquanto você descobre novos modos de manter sua leitura bíblica algo divertido e refrescante!


Equipe do Revive Our Hearts
Link para texto original

Nenhum comentário: